Rede Globo promove um dos maiores festivais gospel do Brasil no Rio

                                                                                                      Luiz Gleiser (Foto:TV Globo/João Miguel)


Evento pretende reunir 1 milhão de pessoas no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, neste sábado

No dia 10 de dezembro acontece um dos maiores encontros de música gospel já realizados no Brasil, com atrações que vão do rap ao rock. O evento promete atrair mais de 200 mil pessoas no Monumento aos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, e será exibido como especial de fim de ano da Rede Globo no dia 18 de dezembro.

De acordo com Luiz Gleiser, diretor de núcleo da Rede Globo, o festival vem para consolidar a força deste gênero musical que se expande cada vez mais no cenário cultural brasileiro. “As expressões culturais do nosso povo não podem ser ignoradas pela maior produtora de cultura nacional. Assim como a música sertaneja e o rock brasileiro ganharam seu espaço na mídia há 20, 30 anos, agora chegou a vez da música gospel”.

No palco estarão alguns dos artistas mais importantes da música evangélica. Diante do Trono, David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Damares, Ludmila, Pregador Luo e Eyshila vão levar sua música para os milhares de fãs.

“Fizemos questão de que os diferentes estilos deste gênero fossem representados”, diz Gleiser, explicando a escolha desses nove artistas.

Festival Promessas terá sistema de som semelhante ao do Rock in Rio

Segundo os organizadores, a estrutura de som do evento gospel é semelhante à do Rock in Rio no total, serão usados 250 mil watts de som e 500 mil de luz.

Palco montado para festival recebe os últimos retoques (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

Ainda de acordo com os organizadores. Além disso, a estrutura conta com 500 metros quadrados de painéis de LED e 150 km de cabos. Quatro telões de alta definição exibirão imagens das oito horas de show.

A tecnologia usada para o festival também permite um consumo de energia menor. Segundo Luiz Gleiser, diretor geral do show, a quantidade de luz equivale a dois milhões de watts: “Hoje em dia existe a preocupação de todo festival de um consumo mínimo de energia, sem prejudicar a qualidade do evento”, explicou ele.

Por volta das 12h, a cantora Damares iniciou o teste de som no palco localizado em frente ao Monumento aos Pracinhas. A cantora Fernanda Brum também não conteve a curiosidade e acompanhou o trabalho de muitos dos 250 profissionais que envolvidos na montagem do palco.

Fernanda foi a terceira das nove atrações previstas para o evento a passar o som nesta sexta-feira (9). Ansiosa, ela adiantou que o seu repertório vai incluir canções que marcaram a sua carreira, como “Cura-me”, “Canta minha alma”, “Pavão-Pavãozinho” e “Nuvem de Glória”, em 45 minutos de show.

Do rock ao hip hop

Durante a canção “Pavão-Pavãozinho” Fernanda vai dividir o palco com Pregador Lou, de São Paulo, que teve suas canções usadas por lutares de UFC em campeonatos mundiais. O resultado é um mistura de clássico com rap, com mensagens de cunho social e religioso.

Lou contou que suas músicas têm o poder de tocar as pessoas com histórias da periferia e unir as classes. Ansioso para o início do show, ele disse que ficou impressionado com a estrutura montada para o espetáculo.

“Não é só música evangélica, é brasileira, ela toca nas almas. É música para todas as classes sociais, não só para a favela, para a periferia. Estou feliz em fazer parte disso”, disse ele.

Com 20 anos de carreira e 14 álbuns lançados, Lou contou que teve a sua primeira música tocada num ringue de UFC em 2004, usada pelo lutador Vitor Belford. Depois disso, segundo ele, surgiram outros convites: “Já fiz música para o Minotouro e Anderson Silva. É uma prova de que a música também é uma motivação”, completou.

Fãs acompanham os ensaios

Um grupo de fãs da banda Diante do Trono já chegou ao local do show e aguarda ansioso o ensaio dos ídolos. O auxiliar administrativo Ricardo Rodrigues, de 20 anos, veio da Bahia só para o evento. Ele contou que conheceu os amigos em redes sociais e que pretende passar a noite em frente ao palco.

“Só saio daqui se chover. Eu sou fã do Diante do Trono há cinco anos e sempre vou a congressos e shows em qualquer lugar do país. Para estar aqui hoje eu tive que fazer hora extra no trabalho. Cheguei ao Rio ontem pela manhã e estou na casa de um amigo. É muita emoção”, disse ele, que revelou estar ansioso para ouvir a música “Me ama”.

De Fortaleza, o também auxiliar administrativo Ulisses Wagner Flores contou que o grupo levou biscoitos, água e lençóis para passar a noite no Aterro do Flamengo. Tudo para ficar mais perto do ídolo: “Daqui a pouco vamos montar a nossa barraca aqui, e ainda temos a esperança de falar com eles e tirar pelo menos uma foto”, contou Ulisses.

Além de Fernanda Brum, Damares e Lou, nomes como Diante do Trono, David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Ludmila e Eyshila vão levar sua música para os milhares de fãs no evento gratuito. O show será exibido como especial de fim de ano da Rede Globo, no dia 18 de dezembro.


Festival terá coral com 4 mil vozes

O "Festival Promessas" é uma realização da TV Globo com o apoio da Prefeitura do Rio e vai reunir grupos e cantores de estilos musicais muito diferentes, desde as 14h de sábado (10). “Vai do hip hop ao rock, à balada - denominação da música mais romântica, mais sertaneja, hoje - à música de louvação. É uma diversidade, é um leque muito abrangente de formas de expressão musical gospel”, explicou Luiz Gleiser.

E o festival não está exigindo ensaios só dos artistas já consagrados. Um coral de 4 mil vozes também já começou a se preparar para a grande noite. Sob a regência do maestro Marcos Lourenço, mais de 100 evangélicos passaram boa parte da noite de quinta-feira (8) revendo cada nota, cada verso das músicas que vão cantar. Assim como grupos de dezenas de igrejas do estado do Rio, que também ensaiaram para que amanhã o espetáculo seja mais do que perfeito.

Serviço:
Festival Promessas
Data: 10/12/2011
Local: Monumento aos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita



Por: Assessoria Festival Promessas / G1

1 Comentários

deixei sua mensagem aqui

  1. Fico muito feliz em saber que a Rede Globo está apoinhado esse grande evento.
    E também fico triste por não poder estar ai bem pertinho assistindo ao vivo,mas estarei ligada na telinha com certeza..
    Deus abençoe a todos que irá fazer parte deste grande evento..
    Ruth Marcemiro

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncie Aqui

Inova Gospel News